Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Luciana Genro abre a Plenária do PSOL RS

Luciana Genro abre a Plenária do PSOL RS

No dia 25 de abril, sábado, o PSOL gaúcho reuniu cerca de 300 militantes em uma Plenária com representação estadual. Na pauta o debate sobre a situação política e as tarefas do Partido. Além da presença de nossa ex-candidata à presidência da República, Luciana Genro que fez o informe de abertura, também saudaram a Plenária, o deputado estadual Pedro Ruas e os vereadores da capital Fernanda Melchionna e Alex Fraga.

Neida Oliveira da Construção Socialista (CS)

Neida Oliveira da Construção Socialista (CS)

A Plenária teve como marca a incorporação da corrente Construção Socialista, que tem como dirigente a professora Neida Oliveira, com importante intervenção no movimento sindical, tanto no CPERS Sindicato (trabalhadores em educação do estado), em diversas cidades do RS, quanto no Sindicato dos Metroviários da capital.

Nas falas inúmeros dirigente e militantes refletiram seus locais de atividade e mais de 20 cidades, também falaram representações  das diferentes correntes do partido. Destaque para Jurandir Silva, suplente de deputado estadual e ex-candidato a prefeito de Pelotas. Intervenções dos militantes do JUNTOS! que comemoraram a vitória no DCE da PUCRS, além de pautarem a luta contra a redução da maioridade penal, o combate ao racismo e preparação da intervenção da oposição de esquerda no Congresso da UNE.

Arlindo Ritter (MES), presidente do SindisaúdeRS

Arlindo Ritter (MES), presidente do SindisaúdeRS

Intervenções de ativistas do movimento sindical, como o Presidente do SindiSaúde-RS, Arlindo Ritter e Etevaldo Teixeira da direção do MES marcaram a necessidade de se preparar uma Greve Geral no dia 29 de maio na base das categorias para fazer frente ao ajuste fiscal e à terceirização.

Por fim, além da riqueza das intervenções que refletiram o trabalho nas cidades e o espaço político para o crescimento do PSOL, colocou-se a necessidade de preparar a candidatura de Luciana Genro à prefeitura de Porto Alegre em 2016 além de inúmeras candidaturas em outras cidades do RS, como parte de uma estratégia de construção de um terceiro campo frente ao governismo e à direita.

Veja mais fotos:

Guly Marchant do movimento JUNTOS!

Guly Marchant do movimento JUNTOS!

Vereadora Fernanda Melchionna (MES/PSOL)

Vereadora Fernanda Melchionna (MES/PSOL)

Etevaldo Teixeira da Direção Estadual do MES/PSOL

Etevaldo Teixeira da Direção Estadual do MES/PSOL

Winnie Bueno (MES) fala sobre a luta contra o racismo e a defesa do "povo de terreiro"

Winnie Bueno (MES) fala sobre a luta contra o racismo e a defesa do “povo de terreiro”

Rodrigo Rosa fala sobre a luta LGBT

Rodrigo Rosa fala sobre a luta LGBT

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho