Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

TURQUIA: Atentado faz dezenas de mortos em manifestação

Duas bombas explodiram neste sábado, no início de uma manifestação promovida em Ancara por sindicatos. 86 pessoas morreram e quase duas centenas ficaram feridas no atentado mais mortífero da história recente da Turquia

Fonte: Esquerda.net


 

Neste Vídeo é possível ver o momento de uma das explosões

https://twitter.com/TweetAteist/status/652764430116220928://

O balanço do número de mortos tem vindo a crescer ao longo do dia, com os números oficiais a apontarem 86 mortos e 186 feridos, 28 dos quais em estado grave. As autoridades suspeitam de atentado suicida e trata-se do ataque terrorista mais mortífero na história recente da Turquia, com um número de mortos superior aos atentados de Istambul em 2003, reivindicados por um grupo ligado à al-Qaeda.

O atentado ocorre a meio da campanha eleitoral para as legislativas antecipadas de 1 de novembro e surge na sequência de outros atentados contra organizações da sociedade civil que protestam contra os ataques do governo à população curda.

A manifestação desta sábado foi promovida pela Confederação dos Sindicatos da Função Pública (KESK), a Confederação dos Sindicatos Progressistas (DISK), o Sindicato dos Arquitetos e Engenheiros (TMMOB) e a Associação Turca de Médicos (TTB) e preparava-se para arrancar junto à estação central ferroviária de Ancara quando se deram as explosões.

https://twitter.com/TweetAteist/status/652798351998611456

 

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho