Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

TURQUIA: Atentado faz dezenas de mortos em manifestação

Duas bombas explodiram neste sábado, no início de uma manifestação promovida em Ancara por sindicatos. 86 pessoas morreram e quase duas centenas ficaram feridas no atentado mais mortífero da história recente da Turquia

Fonte: Esquerda.net


 

Neste Vídeo é possível ver o momento de uma das explosões

https://twitter.com/TweetAteist/status/652764430116220928://

O balanço do número de mortos tem vindo a crescer ao longo do dia, com os números oficiais a apontarem 86 mortos e 186 feridos, 28 dos quais em estado grave. As autoridades suspeitam de atentado suicida e trata-se do ataque terrorista mais mortífero na história recente da Turquia, com um número de mortos superior aos atentados de Istambul em 2003, reivindicados por um grupo ligado à al-Qaeda.

O atentado ocorre a meio da campanha eleitoral para as legislativas antecipadas de 1 de novembro e surge na sequência de outros atentados contra organizações da sociedade civil que protestam contra os ataques do governo à população curda.

A manifestação desta sábado foi promovida pela Confederação dos Sindicatos da Função Pública (KESK), a Confederação dos Sindicatos Progressistas (DISK), o Sindicato dos Arquitetos e Engenheiros (TMMOB) e a Associação Turca de Médicos (TTB) e preparava-se para arrancar junto à estação central ferroviária de Ancara quando se deram as explosões.

https://twitter.com/TweetAteist/status/652798351998611456

 

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho