Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Tsipras: “A vontade do povo ninguém pode ignorar!”

Hoje, 5 de julho, cerca de 11 milhões de gregos estão convocados a ir às urnas para decidir se o governo do SYRIZA (Coligação da Esquerda Radical), eleito em janeiro de 2015, deve aceitar a última proposta feita pelos credores internacionais. Em outras palavras, o que está em jogo é se os gregos decidem aceitar os duros cortes e a intensificação da austeridade ou optam por empoderar o governo para negociar outras condições.

Yanis Varufakis, Ministro da Economia da Grécia, disse em entrevista ao jornal EL MUNDO que se ganha o “não” o primeiro ministro grego, Alexis Tsipras, contará com mais armas para conseguir negociar um acordo melhor. Mas isso não significa que a vitória do “não” garante um acordo fantástico mas certamente não será não ruim como o último proposto.

Ao votar no primeiro horário da manhã, Tsipras deu entrevistas e disse que este é o dia em que a democracia superou o medo e a extorsão. “A vontade do governo, muitos podem ignorar. A vontade do povo, ninguém”, afirmou cercado de dezenas de câmeras de repórteres do mundo todo.

 

 

 

 

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho