Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Tsipras: “A vontade do povo ninguém pode ignorar!”

Hoje, 5 de julho, cerca de 11 milhões de gregos estão convocados a ir às urnas para decidir se o governo do SYRIZA (Coligação da Esquerda Radical), eleito em janeiro de 2015, deve aceitar a última proposta feita pelos credores internacionais. Em outras palavras, o que está em jogo é se os gregos decidem aceitar os duros cortes e a intensificação da austeridade ou optam por empoderar o governo para negociar outras condições.

Yanis Varufakis, Ministro da Economia da Grécia, disse em entrevista ao jornal EL MUNDO que se ganha o “não” o primeiro ministro grego, Alexis Tsipras, contará com mais armas para conseguir negociar um acordo melhor. Mas isso não significa que a vitória do “não” garante um acordo fantástico mas certamente não será não ruim como o último proposto.

Ao votar no primeiro horário da manhã, Tsipras deu entrevistas e disse que este é o dia em que a democracia superou o medo e a extorsão. “A vontade do governo, muitos podem ignorar. A vontade do povo, ninguém”, afirmou cercado de dezenas de câmeras de repórteres do mundo todo.

 

 

 

 

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Esta é uma edição especial de nossa Revista Movimento. Como forma de contribuir para os debates que ocorrerão na VI Conferência Nacional de nossa corrente, o Movimento Esquerda Socialista, este volume reúne dois números da revista (7 e 8). Dessa forma, pretendemos oferecer à militância e a nossos aliados e leitores documentos que constam do temário oficial do evento, bem como materiais que possam subsidiar as discussões que se realizarão. Na expectativa de uma VI Conferência de debates proveitosos para nossa corrente, desejamos a todas e todos uma boa leitura deste volume!

Solzinho