Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Tsipras: “A vontade do povo ninguém pode ignorar!”

Hoje, 5 de julho, cerca de 11 milhões de gregos estão convocados a ir às urnas para decidir se o governo do SYRIZA (Coligação da Esquerda Radical), eleito em janeiro de 2015, deve aceitar a última proposta feita pelos credores internacionais. Em outras palavras, o que está em jogo é se os gregos decidem aceitar os duros cortes e a intensificação da austeridade ou optam por empoderar o governo para negociar outras condições.

Yanis Varufakis, Ministro da Economia da Grécia, disse em entrevista ao jornal EL MUNDO que se ganha o “não” o primeiro ministro grego, Alexis Tsipras, contará com mais armas para conseguir negociar um acordo melhor. Mas isso não significa que a vitória do “não” garante um acordo fantástico mas certamente não será não ruim como o último proposto.

Ao votar no primeiro horário da manhã, Tsipras deu entrevistas e disse que este é o dia em que a democracia superou o medo e a extorsão. “A vontade do governo, muitos podem ignorar. A vontade do povo, ninguém”, afirmou cercado de dezenas de câmeras de repórteres do mundo todo.

 

 

 

 

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A edição n.6 da Revista Movimento celebra o centenário da Revolução de Outubro com artigo de Kevin Murphy sobre as origens do stalinismo. Luciana Genro discute a continuidade da Operação Lava Jato. Alvaro Bianchi introduz a nossos leitores conceitos de Antonio Gramsci. A revista também apresenta tradução de palestra de Angela Davis. Na seção internacional, publicamos artigo de Perry Anderson sobre a resiliência do centro neoliberal europeu. Edgardo Lander trata da situação venezuelana, Pedro Fuentes e Charles Rosa abordam a questão catalã. Um instigante artigo de Maycon Bezerra sobre Florestan Fernandes, a tese do MES para o Congresso do PSOL e nossa plataforma sindical completam a edição.

Abaporu