Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Tsipras: “A vontade do povo ninguém pode ignorar!”

Hoje, 5 de julho, cerca de 11 milhões de gregos estão convocados a ir às urnas para decidir se o governo do SYRIZA (Coligação da Esquerda Radical), eleito em janeiro de 2015, deve aceitar a última proposta feita pelos credores internacionais. Em outras palavras, o que está em jogo é se os gregos decidem aceitar os duros cortes e a intensificação da austeridade ou optam por empoderar o governo para negociar outras condições.

Yanis Varufakis, Ministro da Economia da Grécia, disse em entrevista ao jornal EL MUNDO que se ganha o “não” o primeiro ministro grego, Alexis Tsipras, contará com mais armas para conseguir negociar um acordo melhor. Mas isso não significa que a vitória do “não” garante um acordo fantástico mas certamente não será não ruim como o último proposto.

Ao votar no primeiro horário da manhã, Tsipras deu entrevistas e disse que este é o dia em que a democracia superou o medo e a extorsão. “A vontade do governo, muitos podem ignorar. A vontade do povo, ninguém”, afirmou cercado de dezenas de câmeras de repórteres do mundo todo.

 

 

 

 

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho