Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

garis1O PSOL apoia integralmente a greve dos trabalhadores garis da COMLURB. Essa greve, que se inicia nesta sexta-feira, dia 13 de março, é fruto da política intransigente do prefeito Eduardo Paes (PMDB), que apresentou uma proposta vergonhosa de reajuste salarial de 3% e 0% no ticket alimentação, enquanto o custo de vida aumenta, com a inflação batendo a casa dos 8%. Para as empresas de ônibus, Paes foi bem mais generoso, autorizando um reajuste de 13,3% nas tarifas dos ônibus!

A proposta do prefeito é uma afronta a essa categoria, que em pleno carnaval de 2014 protagonizou uma forte greve, que recebeu o apoio da população carioca e ganhou repercussão nacional e internacional. Sabemos das péssimas condições de trabalho e do assédio moral a que esses trabalhadore/as são submetidos, além de sofrerem com baixos salários.
No país inteiro diversas categorias vêm realizando greves e lutas, enfrentando a política de ajuste fiscal do governo Dilma, dos governadores e prefeitos.

Nós, do PSOL do Rio de Janeiro, com nossa militância e parlamentares, nos colocamos à disposição desse justo movimento. Para que triunfe, exigimos que o prefeito Eduardo Paes e a direção da COMLURB atendam às reivindicações dos trabalhadore/as.

Rio de Janeiro, 13 de março de 2015.
Direção estadual do PSOL/RJ, bancada de vereadores, deputados estaduais e federais do PSOL/RJ

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho