Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Sondagem coloca Bernie Sanders à frente de Hillary Clinton no New Hampshire

Pela primeira vez, Bernie Sanders, o senador socialista do Vermont, surge à frente de Hillary Clinton numa sondagem sobre a corrida à nomeação presidencial do Partido Democrata nos Estados Unidos da América.

Bernie Sanders lidera com 44%, seguido de Hillary Clinton com 37%. Em terceiro surge o atual vice-presidente dos EUA, Joe Biden, com 9%. Os restantes candidatos, Martin O’Malley, ex-governador de Maryland, Lincoln Chafee, ex-governador de Rhode Island e Jim Webb, ex-governador de Virginia, têm 1% ou menos.

O estudo sobre a intenção de voto, da responsabilidade da Universidade de Boston e publicado no jornal Boston Herald, é referente às eleições no estado do New Hampshire, que serão disputadas a 9 de fevereiro de 2016 e abertas a todos os simpatizantes do Partido Democrata.

A ascensão de Sanders tem sido meteórica. Em março, um estudo idêntico atribuía a Clinton uma vantagem de 44% contra 8% de Bernie Sanders.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho