Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Parlamento grego aprova readmissão de funcionários públicos

Syriza cumpre mais uma promessa. O parlamento grego aprovou a proposta do governo “Democratização da Administração, luta contra a burocracia e correção das injustiças”, com 157 votos a favor.

A proposta visa “corrigir as injustiças” na função pública e prevê a reintegração de funcionários despedidos devido às políticas de austeridade, impostas pela troika (CE, BCE, FMI) e pelos governos de aliança entre a direita da Nova Democracia e o Pasok.

A proposta prevê a reintegração imediata de cerca de 4.000 funcionários públicos. O ministro da Reforma Administrativa, Georges Katrougalos afirmou: “O projeto de lei está longe das lógicas neoliberais (…) é um primeiro sinal de mudança que tem um carácter social”.

O antigo ministro do governo de direita da Nova Democracia e do Pasok, Kyriakos Mitsotakis, disse que o governo do Syriza quer aumentar o número de funcionários públicos.

O projeto prevê a readmissão dos polícias municipais, guardas de escolas, trabalhadores das autarquias e professores do ensino técnico, afastados e depois despedidos, sem que tivesse ocorrido o prometido processo de avaliação. No total, o governo prevê readmitir entre 11 mil e 15 mil funcionários em 2015.

Fonte: esquerda.net

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho