Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

NOTA DO PSOL-MG SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO E DA SAÚDE EM CONTAGEM

Na manhã desta segunda feira, dia 25/04/2016, os trabalhadores da educação e da saúde do município de Contagem, região metropolitana da Grande BH, ocuparam a sede da prefeitura da cidade em reinvidicação da pauta salarial e abertura de negociação com o governo.

Os trabalhadores da educação decidiram manter a greve, que dura mais de um mês, após terem seus salários cortados, como forma de retaliação a greve.

A categoria teve como resposta , além do corte de ponto dos servidores grevistas, a repressão típica de governos anti- democráticos, marca da gestão do prefeito Carlin Moura do PCdoB. A guarda municipal, juntamente com a tropa de choque da PM, agiram com spray de Pimenta e cacetetes contra os trabalhadores. Os trabalhadores ainda encontram-se ocupando o saguão , sem contato externo e sem poder receber comida e água até o momento em que esta nota foi redigida.

Salientamos que mesmo governo Carlin, que isenta empresas de ônibus, prefere manter a cartilha do governo federal de cortes e ajustes que pesam sob os trabalhadores. O mesmo governo Carlin, do PCdoB, base aliada do governo Dilma, que chama pela democracia, não respeita o direito democrático dos trabalhadores de fazer greve e reivindicar melhores condições de trabalho.

É inadmissível o uso da força policial contra a luta dos trabalhadores! Tendo em vista que a Guarda Municipal é responsabilidade do município e a Polícia Militar é responsabilidade do Estado, a prefeitura de Contagem (PCdoB) e o governo de MG ( PT) são responsáveis diretos por tamanha barbárie. O PSOL entende que as negociações devem seguir  sem violência e mais retaliações, como já feito no que tange o corte de ponto.

O PSOL se solidariza com a luta dos trabalhadores em educação e repudia veementemente o uso da força contra quem se opõe as truculência de um governo cada vez mais neoliberal.

Executiva e Diretório Estadual do PSOL- Minas Gerais

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Esta é uma edição especial de nossa Revista Movimento. Como forma de contribuir para os debates que ocorrerão na VI Conferência Nacional de nossa corrente, o Movimento Esquerda Socialista, este volume reúne dois números da revista (7 e 8). Dessa forma, pretendemos oferecer à militância e a nossos aliados e leitores documentos que constam do temário oficial do evento, bem como materiais que possam subsidiar as discussões que se realizarão. Na expectativa de uma VI Conferência de debates proveitosos para nossa corrente, desejamos a todas e todos uma boa leitura deste volume!

Abaporu