Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Morre o poeta fundador do PT e do PSOL

Publicado originalmente no Jornal Minuano de Bagé -RS

No sábado passado morreu em Porto Alegre, de infarto, o poeta Enrique Morales, 61 anos, uruguaio, nascido em Melo, mas brasileiro de coração.

Morales viveu por muitos anos em Bagé

Enrique viveu em Bagé desde a adolescência até o início dos anos 90. Fundador do Partido dos Trabalhadores, militou na tendência Movimento Esquerda Socialista.

Decepcionado com o PT, participou da fundação do PSOL, sendo seu presidente no Distrito Federal. Atualmente, Morales integrava a coordenação da bancada do PSOL, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, junto com Luciana Genro, com quem trabalhou por quase oito anos em Brasília.

Comunista desde os 16 anos, Enrique era leninista por convicção e continuou o MES – Movimento Esquerda Socialista, que havia fundado no PT, dentro do PSOL. Ele deixou quatro filhos e uma filha. O poeta viveu a vida toda pelo sonho e a causa da revolução socialista.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho