Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Morre o poeta fundador do PT e do PSOL

Publicado originalmente no Jornal Minuano de Bagé -RS

No sábado passado morreu em Porto Alegre, de infarto, o poeta Enrique Morales, 61 anos, uruguaio, nascido em Melo, mas brasileiro de coração.

Morales viveu por muitos anos em Bagé

Enrique viveu em Bagé desde a adolescência até o início dos anos 90. Fundador do Partido dos Trabalhadores, militou na tendência Movimento Esquerda Socialista.

Decepcionado com o PT, participou da fundação do PSOL, sendo seu presidente no Distrito Federal. Atualmente, Morales integrava a coordenação da bancada do PSOL, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, junto com Luciana Genro, com quem trabalhou por quase oito anos em Brasília.

Comunista desde os 16 anos, Enrique era leninista por convicção e continuou o MES – Movimento Esquerda Socialista, que havia fundado no PT, dentro do PSOL. Ele deixou quatro filhos e uma filha. O poeta viveu a vida toda pelo sonho e a causa da revolução socialista.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho