Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Marea Socialista inscreveu candidatos em 15 estados da Venezuela

Por: Direção de Marea Socialista, Venezuela.


Na sexta-feira, 7 de agosto, com 8 “tarjetas” de apoio nacionais e regionais, Marea Socialista pôde inscrever seus candidatos às eleições do próximo 6 de dezembro à Assembleia Nacional . Apesar de todos os obstáculos e dificuldades, os estados Delta Amacuro, Bolívar, Monagas, Sucre, Aragua, Caracas, Miranda, Guárico, Barinas, Apure, Portuguesa, Falcón, Trujilo, Mérida e Táchira terão uma alternativa nascida do processo revolucionário.
Mulheres e homens, trabalhadores, camponeses, indígenas, jovens, membros ativos das comunidades que defendem o legado de Chávez, começam esta dura batalha para construir uma referência na busca da defesa das conquistas do processo bolivariano.

A burocracia do Estado, manipulada pela direção do PSUV com o apoio da MUD fez todo o tipo de tentativa de frear a participação dos militantes de Marea Socialista. Tentaram desconhecer o direito destes cidadãos defender suas ideias políticas e tentar chegar à Assembleia Nacional.

Todas as manobras apontam para consolidar uma falsa polarização. Negar à organização política Marea Socialista o direito à “tarjeta” própria por parte do CNE, fazendo com que não pudesse usar o nome com o qual é conhecida nacionalmente. Até estender todos os prazos legais por parte do TSJ para que a justa reclamação, reconhecida pelo próprio tribunal, não tivesse possibilidade de sair favorável, enquanto em um serviço expresso o próprio TSJ substituiu direções de partidos como MEP, integrante do Pólo Patriótico, mostra uma clara disposição das instituições em seguir os alinhamentos das cúpulas do governo e da oposição.

Por tudo isto é que o fato do esforço da militância de Marea Socialista tenha conseguido a inscrição em 15 estados é um êxito enorme que tonifica os quadros e militantes. Um esforço conquistado sem recursos e com toda a máquina da falsa polarização contra.

Nos próximos dias iremos anunciando os nomes e o perfil de nossos candidatos. Por agora queremos agradecer às organizações que apoiaram esse esforço e fizeram possível que se ponha de pé a Platafroma Nacional Eleitoral Marea Socialista.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho