Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Marea Socialista inscreveu candidatos em 15 estados da Venezuela

Por: Direção de Marea Socialista, Venezuela.


Na sexta-feira, 7 de agosto, com 8 “tarjetas” de apoio nacionais e regionais, Marea Socialista pôde inscrever seus candidatos às eleições do próximo 6 de dezembro à Assembleia Nacional . Apesar de todos os obstáculos e dificuldades, os estados Delta Amacuro, Bolívar, Monagas, Sucre, Aragua, Caracas, Miranda, Guárico, Barinas, Apure, Portuguesa, Falcón, Trujilo, Mérida e Táchira terão uma alternativa nascida do processo revolucionário.
Mulheres e homens, trabalhadores, camponeses, indígenas, jovens, membros ativos das comunidades que defendem o legado de Chávez, começam esta dura batalha para construir uma referência na busca da defesa das conquistas do processo bolivariano.

A burocracia do Estado, manipulada pela direção do PSUV com o apoio da MUD fez todo o tipo de tentativa de frear a participação dos militantes de Marea Socialista. Tentaram desconhecer o direito destes cidadãos defender suas ideias políticas e tentar chegar à Assembleia Nacional.

Todas as manobras apontam para consolidar uma falsa polarização. Negar à organização política Marea Socialista o direito à “tarjeta” própria por parte do CNE, fazendo com que não pudesse usar o nome com o qual é conhecida nacionalmente. Até estender todos os prazos legais por parte do TSJ para que a justa reclamação, reconhecida pelo próprio tribunal, não tivesse possibilidade de sair favorável, enquanto em um serviço expresso o próprio TSJ substituiu direções de partidos como MEP, integrante do Pólo Patriótico, mostra uma clara disposição das instituições em seguir os alinhamentos das cúpulas do governo e da oposição.

Por tudo isto é que o fato do esforço da militância de Marea Socialista tenha conseguido a inscrição em 15 estados é um êxito enorme que tonifica os quadros e militantes. Um esforço conquistado sem recursos e com toda a máquina da falsa polarização contra.

Nos próximos dias iremos anunciando os nomes e o perfil de nossos candidatos. Por agora queremos agradecer às organizações que apoiaram esse esforço e fizeram possível que se ponha de pé a Platafroma Nacional Eleitoral Marea Socialista.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho