Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Luciana Genro: solidariedade à Marea Socialista

Ao presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro Moros; ao conselho Nacional Eleitoral, ao Tribunal Supremo de Justiça, à Defensoria do Povo:

Valorando e defendendo todas as conquistas da revolução bolivariana, venho por meio desta expressar minha preocupação pelo que a militância de Marea Socialista vem denunciando como fatos que limitam seu direito de participação democrática, como organização, assim como a postulação eleitoral de cidadãs e cidadãos que a constituem, o que se manifesta na negativa a autorizar o uso dessa denominação política para sua legalização e na exclusão ou não-reconhecimento de candidatas e candidatos vinculados a referida corrente política do processo revolucionário venezuelano.

Estes fatos vêm afetando, segundo denúncias conhecidas, também outras organizações do espectro político que se inscrevem no marco da revolução.

Por tal motivo, solicitamos, respeitosamente, às instituições venezuelanas a revisão de suas atitudes para assegurar a mais ampla e justa participação democrática em correspondência com tais conquistas que caracterizaram essa experiência histórica e que a fizeram merecedora de nosso apoio e entusiasmo.

Luciana Genro

Presidente da Fundação Lauro Campos

Membro da Direção nacional do do PSOL

Candidata a Presidência da República em 2014

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho