Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Luciana Genro: As reivindicações dos caminhoneiros são mais do que justas

por Luciana Genro854_luciana_genro

Os caminhoneiros são trabalhadores super explorados, que convivem com péssimas condições de trabalho em estradas mal conservadas e perigosas, jornadas extenuantes e, agora, com o aumento do preço do óleo diesel, entraram em situação desesperadora. A greve já dura uma semana, demonstrando a incapacidade do governo em resolver o problema.

As reivindicações são mais do que justas: aprovação de alterações na Lei dos caminhoneiros, garantindo jornada de 8 horas, mas 4 horas extras, isenção de pedágio para eixos suspensos, aumento da valor do frete (que caiu por um conjunto de circunstâncias, enquanto o diesel aumentou), diminuição do valor do diesel, obras para melhorar as rodovias e prorrogação dos financiamentos para quem comprou caminhão pelo BNDES. Bloqueios paralisam parcialmente estradas em pelo menos 7 Estados, fazendo com que o país já sinta fortemente as consequências da greve, com desabastecimento de víveres, legumes e verduras e até combustível em várias regiões.

Apesar disso, o governo recusa-se a negociar a reivindicação mais básica, que é a revisão do aumento do óleo diesel. Nós, que não somos caminhoneiros nos indignamos com o aumento da gasolina, que também onera toda a cadeia produtiva e aumenta o custo de vida do cidadão comum. Depois de toda a roubalheira na Petrobrás, com bilhões desviados, é o povo quem está pagando a conta!

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Esta é uma edição especial de nossa Revista Movimento. Como forma de contribuir para os debates que ocorrerão na VI Conferência Nacional de nossa corrente, o Movimento Esquerda Socialista, este volume reúne dois números da revista (7 e 8). Dessa forma, pretendemos oferecer à militância e a nossos aliados e leitores documentos que constam do temário oficial do evento, bem como materiais que possam subsidiar as discussões que se realizarão. Na expectativa de uma VI Conferência de debates proveitosos para nossa corrente, desejamos a todas e todos uma boa leitura deste volume!

Solzinho