Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Luciana Genro: As reivindicações dos caminhoneiros são mais do que justas

por Luciana Genro854_luciana_genro

Os caminhoneiros são trabalhadores super explorados, que convivem com péssimas condições de trabalho em estradas mal conservadas e perigosas, jornadas extenuantes e, agora, com o aumento do preço do óleo diesel, entraram em situação desesperadora. A greve já dura uma semana, demonstrando a incapacidade do governo em resolver o problema.

As reivindicações são mais do que justas: aprovação de alterações na Lei dos caminhoneiros, garantindo jornada de 8 horas, mas 4 horas extras, isenção de pedágio para eixos suspensos, aumento da valor do frete (que caiu por um conjunto de circunstâncias, enquanto o diesel aumentou), diminuição do valor do diesel, obras para melhorar as rodovias e prorrogação dos financiamentos para quem comprou caminhão pelo BNDES. Bloqueios paralisam parcialmente estradas em pelo menos 7 Estados, fazendo com que o país já sinta fortemente as consequências da greve, com desabastecimento de víveres, legumes e verduras e até combustível em várias regiões.

Apesar disso, o governo recusa-se a negociar a reivindicação mais básica, que é a revisão do aumento do óleo diesel. Nós, que não somos caminhoneiros nos indignamos com o aumento da gasolina, que também onera toda a cadeia produtiva e aumenta o custo de vida do cidadão comum. Depois de toda a roubalheira na Petrobrás, com bilhões desviados, é o povo quem está pagando a conta!

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho