Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Luciana Genro: As reivindicações dos caminhoneiros são mais do que justas

por Luciana Genro854_luciana_genro

Os caminhoneiros são trabalhadores super explorados, que convivem com péssimas condições de trabalho em estradas mal conservadas e perigosas, jornadas extenuantes e, agora, com o aumento do preço do óleo diesel, entraram em situação desesperadora. A greve já dura uma semana, demonstrando a incapacidade do governo em resolver o problema.

As reivindicações são mais do que justas: aprovação de alterações na Lei dos caminhoneiros, garantindo jornada de 8 horas, mas 4 horas extras, isenção de pedágio para eixos suspensos, aumento da valor do frete (que caiu por um conjunto de circunstâncias, enquanto o diesel aumentou), diminuição do valor do diesel, obras para melhorar as rodovias e prorrogação dos financiamentos para quem comprou caminhão pelo BNDES. Bloqueios paralisam parcialmente estradas em pelo menos 7 Estados, fazendo com que o país já sinta fortemente as consequências da greve, com desabastecimento de víveres, legumes e verduras e até combustível em várias regiões.

Apesar disso, o governo recusa-se a negociar a reivindicação mais básica, que é a revisão do aumento do óleo diesel. Nós, que não somos caminhoneiros nos indignamos com o aumento da gasolina, que também onera toda a cadeia produtiva e aumenta o custo de vida do cidadão comum. Depois de toda a roubalheira na Petrobrás, com bilhões desviados, é o povo quem está pagando a conta!

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho