Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Luciana Genro: As reivindicações dos caminhoneiros são mais do que justas

por Luciana Genro854_luciana_genro

Os caminhoneiros são trabalhadores super explorados, que convivem com péssimas condições de trabalho em estradas mal conservadas e perigosas, jornadas extenuantes e, agora, com o aumento do preço do óleo diesel, entraram em situação desesperadora. A greve já dura uma semana, demonstrando a incapacidade do governo em resolver o problema.

As reivindicações são mais do que justas: aprovação de alterações na Lei dos caminhoneiros, garantindo jornada de 8 horas, mas 4 horas extras, isenção de pedágio para eixos suspensos, aumento da valor do frete (que caiu por um conjunto de circunstâncias, enquanto o diesel aumentou), diminuição do valor do diesel, obras para melhorar as rodovias e prorrogação dos financiamentos para quem comprou caminhão pelo BNDES. Bloqueios paralisam parcialmente estradas em pelo menos 7 Estados, fazendo com que o país já sinta fortemente as consequências da greve, com desabastecimento de víveres, legumes e verduras e até combustível em várias regiões.

Apesar disso, o governo recusa-se a negociar a reivindicação mais básica, que é a revisão do aumento do óleo diesel. Nós, que não somos caminhoneiros nos indignamos com o aumento da gasolina, que também onera toda a cadeia produtiva e aumenta o custo de vida do cidadão comum. Depois de toda a roubalheira na Petrobrás, com bilhões desviados, é o povo quem está pagando a conta!

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho