Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Livro: Memorias de un Bolchevique

Osip Piatnitsky (sobrenome real: Tarshis) foi colaborador de Lenin desde 1902, quando clandestinamente introduzia a propaganda à Rússia desde o estrangeiro. É um dos seus pseudônimos da época, Pianitsa, que deu o nome pelo qual lhe conhecemos. Foi Secretário do Comitê Central bolchevique de Moscou. Dirigiu desde seus inícios, em 1921, o Departamento de Relações Internacionais (Otdel mezhdonarodnoi sviazi, OMS) da Comintern e presidiu a conferência de “bolchevização” dos Partidos Comunistas realizada em Moscou, em março de 1925. Foi nomeado várias vezes ao Secretariado da Internacional Comunista. Em 1937 tentou organizar a oposição dentro do Comitê Central bolchevique ao “Grande Terror” desatado por Stálin, denunciando abertamente abusos da NKVD, por isso, foi preso e condenado à morte.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho