Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Jeremy Corbyn vence corrida à liderança do Partido Trabalhista Inglês

Fonte: Esquerda.net

No seu discurso de vitória, Jeremy Corbyn, que foi eleito de forma esmagadora à primeira volta com 59,5% dos votos, começou por agradecer aos deputados que o nomearam e, assim, permitiram que pudesse avançar com a sua candidatura. “Alguns estavam relutantes em fazê-lo”. Mas, fizeram-no num espírito inclusivo e democrático.

Corbyn não esqueceu os milhares de apoiantes e voluntários que se juntaram à campanha que começou “pequena” e “foi crescendo”. Tendo ainda destacado e agradecido o forte apoio que recebeu dos sindicatos associados ao Labour.

“O Partido Trabalhista mudou durantes os últimos três meses. Cresceu, por que as pessoas querem um Reino Unido melhor”, destacou.

Acusou o Partido Conservador, liderado pelo primeiro-ministro David Cameron, de ter aproveitado a crise económica para castigar os pobres. “O que não está correto e tem quem mudar”.

“Temos que combater os grotescos níveis de desigualdade. Temos que ter uma política económica para resolver isso”, disse.

Sobre a crise dos refugiados afirmou que “as pessoas percebem que aqueles que fogem das guerras são vítimas”. São seres humanos, como tu e eu. Vamos lidar com a crise dos refugiados humanamente”.

O Partido Trabalhista existe devido ao trabalho de outros. Mas, vai avançar de forma mais forte. “A sua paixão e humanidade estão intactas”.

“Vai chegar a todos, para oferecer às pessoas uma vida decente”. O partido será mais inclusivo, mais envolvente e mais democrático”.

“A pobreza não tem que ser inevitável. As coisas podem e vão mudar”, prometeu.

Resultados

Jeremy Corbyn: 251 417 votos – 59.5%

Andy Burnham: 80 462 votos – 19%

Yvette Cooper: 71 928 votos – 17%

Liz Kendall: 18,857 votos – 4.5%

Secretário-geral do maior sindicato britânico congratula-se com vitória de Corbyn

“Os eleitores podem agora olhar para o Partido Trabalhista e ver, inquestionavelmente, que representa equidade, justiça, paz e comunidades fortes. É o partido da esperança, pronto para assumir um governo que teima em fazer a vida das pessoas comuns pior”, afirmou Len McCluskey, secretário geral do Unite, que apoiou Corbyn na disputada da liderança trabalhista.

“Agora, a tarefa de todos nós, que apoiamos o Partido Trabalhista, é o de apoiar a equipa da liderança, para unir, enfrentar os conservadores e responsabilizá-los. É o que os eleitores esperam de nós, é o caminho de regresso ao poder e é a tarefa à qual as pessoas de todo o partido se devem entregar”, concluiu.

Gerry Adams, líder do Sinn Féin, felicita Corbyn

“Conheço Jeremy Corbyn há muitos anos. É um bom amigo da Irlanda e do processo de paz irlandês”.

“Desejo-lhe boa sorte no seu novo e desafiante papel como líder do Partido Trabalhista britânico e estou ansioso por trabalhar com ele para assegurar que os ganhos do processo de paz se fortaleçam”.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho