Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Por Luciana Genro

Eduardo Galeano faleceu. Galeano era um dos grandes. Grande teórico de esquerda, grande escritor e poeta, grande militante. Seu livro AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA ensinou várias gerações sobre a tragédia e a luta do nosso continente. Junto com Roberto Robaina tive o prazer de conhece-lo pessoalmente na Venezuela,em 2004, onde fomos ambos observadores internacionais de um dos vários processos eleitorais. Ali pude ver que além de todo o talento conhecido de Galeano, ele também era um ser humano simples e cativante. Ele aplicava na vida seus princípios políticos, de solidariedade e dedicação à causa da liberdade. Depois daquele encontro trocamos vários emails, nos quais ele sempre deixava transparecer a sua convicção na necessidade de seguir a luta pela emancipação do ser humano de todas as formas de opressão.

Viva Eduardo Galeano, sempre!

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho