Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Gregos se mobilizam para dizer NÃO à proposta da União Europeia e FMI

A disputa pelo futuro da Grécia sob o governo do SYRIZA se intensificou desde que o ministro grego das finanças, Yanis Varoufakis, anunciou o referendo para decidir se a Grécia aceita ou não o último plano de resgate proposto pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Assim que foi anunciada a votação para o dia 5 de julho, o líder do governo, Alexis Tsipras, movimentou a campanha pela rejeição da proposta discursando que ela  acumula um nova carga insustentável em cima do povo grego e prejudica a recuperação da economia e sociedade gregas, uma proposta que não só perpetua o estado de incerteza mas acentua ainda mais as desigualdades sociais.

No mesmo discurso, Tsipras disse também que o objetivo de alguns dos parceiros e instituições não é um acordo viável e benéfico para todos os lados, mas a humilhação do povo grego inteiro.

No dia de hoje, 29, centenas de milhares de manifestantes tomaram a Praça Syntagma de Atenas, onde fica o parlamento grego, em apoio ao voto NÃO no referendo.

oxi“Não queremos sair da Europa, queremos mudar a Europa”

 

Registro da mobilização em uma estação de metrô:

Confira o vídeo captado por um drone no alto da Praça Syntagma:

Solidariedade internacional

Em outros países europeus também foram registradas manifestações de apoio ao povo grego favorável ao voto no NÃO.

— Leda Avgousti (@LedaAvgousti) 29 junho 2015

Manifestação na Espanha

Manifestação na Espanha

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho