Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Gregos se mobilizam para dizer NÃO à proposta da União Europeia e FMI

A disputa pelo futuro da Grécia sob o governo do SYRIZA se intensificou desde que o ministro grego das finanças, Yanis Varoufakis, anunciou o referendo para decidir se a Grécia aceita ou não o último plano de resgate proposto pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Assim que foi anunciada a votação para o dia 5 de julho, o líder do governo, Alexis Tsipras, movimentou a campanha pela rejeição da proposta discursando que ela  acumula um nova carga insustentável em cima do povo grego e prejudica a recuperação da economia e sociedade gregas, uma proposta que não só perpetua o estado de incerteza mas acentua ainda mais as desigualdades sociais.

No mesmo discurso, Tsipras disse também que o objetivo de alguns dos parceiros e instituições não é um acordo viável e benéfico para todos os lados, mas a humilhação do povo grego inteiro.

No dia de hoje, 29, centenas de milhares de manifestantes tomaram a Praça Syntagma de Atenas, onde fica o parlamento grego, em apoio ao voto NÃO no referendo.

oxi“Não queremos sair da Europa, queremos mudar a Europa”

 

Registro da mobilização em uma estação de metrô:

Confira o vídeo captado por um drone no alto da Praça Syntagma:

Solidariedade internacional

Em outros países europeus também foram registradas manifestações de apoio ao povo grego favorável ao voto no NÃO.

— Leda Avgousti (@LedaAvgousti) 29 junho 2015

Manifestação na Espanha

Manifestação na Espanha

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho