Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Gregos se mobilizam para dizer NÃO à proposta da União Europeia e FMI

A disputa pelo futuro da Grécia sob o governo do SYRIZA se intensificou desde que o ministro grego das finanças, Yanis Varoufakis, anunciou o referendo para decidir se a Grécia aceita ou não o último plano de resgate proposto pela União Europeia e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI).

Assim que foi anunciada a votação para o dia 5 de julho, o líder do governo, Alexis Tsipras, movimentou a campanha pela rejeição da proposta discursando que ela  acumula um nova carga insustentável em cima do povo grego e prejudica a recuperação da economia e sociedade gregas, uma proposta que não só perpetua o estado de incerteza mas acentua ainda mais as desigualdades sociais.

No mesmo discurso, Tsipras disse também que o objetivo de alguns dos parceiros e instituições não é um acordo viável e benéfico para todos os lados, mas a humilhação do povo grego inteiro.

No dia de hoje, 29, centenas de milhares de manifestantes tomaram a Praça Syntagma de Atenas, onde fica o parlamento grego, em apoio ao voto NÃO no referendo.

oxi“Não queremos sair da Europa, queremos mudar a Europa”

 

Registro da mobilização em uma estação de metrô:

Confira o vídeo captado por um drone no alto da Praça Syntagma:

Solidariedade internacional

Em outros países europeus também foram registradas manifestações de apoio ao povo grego favorável ao voto no NÃO.

— Leda Avgousti (@LedaAvgousti) 29 junho 2015

Manifestação na Espanha

Manifestação na Espanha

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho