Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Entrevista realizada por Israel Dutra e Bernardo Corrêa com o militante revolucionário histórico do trotskismo latinoamericano e dirigente de Movimento Esquerda Socialista (MES), Pedro Fuentes.

Pedro conta como começou sua militância na Argentina no final dos anos 50 e seu ingresso na corrente de Nahuel Moreno, passando pelas experiências no movimento estudantil, operário e o internacionalismo ativo. Além de relembrar momentos e polêmicas da construção de um partido revolucionário durante a sangrenta ditadura argentina, dramaticamente marcados pelo assassinato de seu irmão Luis Pujals,.

Em sua narrativa, reconta quase 60 anos de luta. Desde Palabra Obrera, PRT, PST e do MAS na Argentina, até sua participação a construção do PSOL no Brasil.

Um material indispensável para antigos e jovens militantes. Um convite ao engajamento. Uma história de combate pela revolução mundial.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho