Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Entrevista realizada por Israel Dutra e Bernardo Corrêa com o militante revolucionário histórico do trotskismo latinoamericano e dirigente de Movimento Esquerda Socialista (MES), Pedro Fuentes.

Pedro conta como começou sua militância na Argentina no final dos anos 50 e seu ingresso na corrente de Nahuel Moreno, passando pelas experiências no movimento estudantil, operário e o internacionalismo ativo. Além de relembrar momentos e polêmicas da construção de um partido revolucionário durante a sangrenta ditadura argentina, dramaticamente marcados pelo assassinato de seu irmão Luis Pujals,.

Em sua narrativa, reconta quase 60 anos de luta. Desde Palabra Obrera, PRT, PST e do MAS na Argentina, até sua participação a construção do PSOL no Brasil.

Um material indispensável para antigos e jovens militantes. Um convite ao engajamento. Uma história de combate pela revolução mundial.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho