Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Companheir@s,

Cumprimos o doloroso dever de informar o falecimento do companheiro Enrique Morales, dirigente do MES, dirigente do PSOL e da Fundação Lauro Campos. Atualmente Enrique estava trabalhando na Coordenação da Bancada o PSOL na Assembléia Legislativa do RS, junto com Luciana, com quem trabalhou por quase 8 anos em Brasília. Sua próxima tarefa, para a qual vinha se preparando com afinco, seria coordenar a campanha do PSOL para a prefeitura de Porto Alegre. Não sabemos ainda a causa da morte, possivelmente um enfarto, pois ele faleceu dormindo.
Comunista desde os 16 anos, Enrique era um destemido que sempre reivindicou a luta e o heroísmo dos Tupamaros. Uruguaio e brasileiro, nascido em Melo e desde a adolescência em Bagé, Enrique tinha a cultura dos uruguaios e a alegria de viver dos brasileiros. Nós, que o conhecíamos bem, sabíamos que sua cultura incluía a sua paixão por poesia. Gostava e tinha devorado Ulisses de Joyce. Mas o que ele mais gostava era de política. Principista e flexível, conhecia como poucos dirigentes a historia da America Latina e do seu amado Uruguai. Conhecia como poucos o PSOL e sua dinâmica. Morales foi fundador do PSOL junto conosco, e durante anos foi presidente do PSOL DF. Foi fundador do MES e durante todos os nossos 15 anos de existência como corrente, foi da nossa coordenação nacional. Antes de fundarmos o PSOL Enrique já era da nossa mesma organização e foi nosso representante na executiva estadual do PT. Nos últimos meses tinha se apaixonado por conhecer de perto as favelas cariocas e adorou ver e viver esta experiência de perto durante algumas semanas. Enrique tinha 3 filhos e uma filha,com os quais tinha uma relação de amor, amizade e companheirismo. Estava vivendo em Porto Alegre e ainda tinha muito para fazer. E teria feito se a morte não parasse este revolucionário. Morreu um camarada, amigo, irmão comunista. Com 60 anos, viveu a vida toda pela causa da revolução. Choramos sua morte e juramos honrar sua memória lutando contra o capitalismo ate a vitória final.
O velório será amanhã, partir das 12:00hs, no Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Roberto Robaina
Luciana Genro

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho