Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Companheir@s,

Cumprimos o doloroso dever de informar o falecimento do companheiro Enrique Morales, dirigente do MES, dirigente do PSOL e da Fundação Lauro Campos. Atualmente Enrique estava trabalhando na Coordenação da Bancada o PSOL na Assembléia Legislativa do RS, junto com Luciana, com quem trabalhou por quase 8 anos em Brasília. Sua próxima tarefa, para a qual vinha se preparando com afinco, seria coordenar a campanha do PSOL para a prefeitura de Porto Alegre. Não sabemos ainda a causa da morte, possivelmente um enfarto, pois ele faleceu dormindo.
Comunista desde os 16 anos, Enrique era um destemido que sempre reivindicou a luta e o heroísmo dos Tupamaros. Uruguaio e brasileiro, nascido em Melo e desde a adolescência em Bagé, Enrique tinha a cultura dos uruguaios e a alegria de viver dos brasileiros. Nós, que o conhecíamos bem, sabíamos que sua cultura incluía a sua paixão por poesia. Gostava e tinha devorado Ulisses de Joyce. Mas o que ele mais gostava era de política. Principista e flexível, conhecia como poucos dirigentes a historia da America Latina e do seu amado Uruguai. Conhecia como poucos o PSOL e sua dinâmica. Morales foi fundador do PSOL junto conosco, e durante anos foi presidente do PSOL DF. Foi fundador do MES e durante todos os nossos 15 anos de existência como corrente, foi da nossa coordenação nacional. Antes de fundarmos o PSOL Enrique já era da nossa mesma organização e foi nosso representante na executiva estadual do PT. Nos últimos meses tinha se apaixonado por conhecer de perto as favelas cariocas e adorou ver e viver esta experiência de perto durante algumas semanas. Enrique tinha 3 filhos e uma filha,com os quais tinha uma relação de amor, amizade e companheirismo. Estava vivendo em Porto Alegre e ainda tinha muito para fazer. E teria feito se a morte não parasse este revolucionário. Morreu um camarada, amigo, irmão comunista. Com 60 anos, viveu a vida toda pela causa da revolução. Choramos sua morte e juramos honrar sua memória lutando contra o capitalismo ate a vitória final.
O velório será amanhã, partir das 12:00hs, no Plenário Otávio Rocha, na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Roberto Robaina
Luciana Genro

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho