Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

EM TEMPO REAL: Greve dos trabalhadores em educação de Contagem-MG

O comando de greve dos trabalhadores em educação de Contagem-MG, juntamente com profissionais da saúde, após trinta e nove horas e vinte um minutos de uma ocupação heroica do saguão principal da prefeitura, decidiu transferi-la para a porta do prédio. Ela havia sido provocada pela decisão do governo de não negociar com a categoria e ainda por cima cortar o ponto dos trabalhadores. O corte, como tática para encerrar movimento, é uma prática autoritária e neoliberal do governo do PCdoB e seu prefeito, Carlin Moura, sem que este sinalize uma proposta sequer que seja implementada no atual mandato.

O comando de greve decidiu manter a ocupação externa como ato simbólico de alerta para que o governo não confunda a saída do interior do prédio como recuo e sim como mais um gesto para a retomada do diálogo. Em contrapartida, o governo comprometeu-se a trazer uma proposta discutível à mesa de negociação.
Nas discussões ocorridas durante todo o dia de ontem, com várias idas e vindas por parte do governo, os representantes da categoria ficaram indignados com a falta de propostas que atendam minimamente as reivindicações das/os servidoras/es. Sendo que, já há dois anos, o PCdoB em Contagem não faz sequer a recomposição da inflação, sendo notório o uso da máquina como cabide de empregos para acomodar todos que os seus aliados. Tal como no governo federal já demonstrou, isso não é correto, não é republicano e menos ainda pode levar à alguma coisa decente.

Hoje pela manhã acontecerá reunião do comando de greve e este irá apontar rumos para a Assembleia, que se realizará no período da tarde, sendo que estes apontamentos ainda podem sofrer alterações a partir das informações que vierem da reunião agendada com governo para às 11h.
Em meio ao movimento grevista, o governo por meio de sua Secretaria de Educação (SEDUC) convocou na tarde do dia 26/04/2016 uma reunião com os diretores das escolas, onde, de acordo com alguns profissionais presentes, declarou que o pagamento referente a restituição do corte de ponto está condicionado ao fim da greve. Esta atitude demonstra mais uma vez, a intransigência do governo Carlin Moura (PCdoB) e seus secretários.

E a esta ação a categoria responde: Não vai ter corte!!!

Alair Magalhães Professor, militante MES-PSOLl
Otto Ramos executiva estadual PSOL MG e coordenação MES-PSOL MG
Rodrigo Horta professor coordenação MES-PSOL MG diretor do Sindute-MG Subsede Contagem
Sandra Zica professora diretora SindUte MG Subsede Contagem, militante MES-PSOL
Sandro Santiago assistente escolar coordenação MES-PSOL MG diretor do Sindute -MG, Subsede ContagemCristiano Pessoa  professor  militante MES PSOL

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Esta é uma edição especial de nossa Revista Movimento. Como forma de contribuir para os debates que ocorrerão na VI Conferência Nacional de nossa corrente, o Movimento Esquerda Socialista, este volume reúne dois números da revista (7 e 8). Dessa forma, pretendemos oferecer à militância e a nossos aliados e leitores documentos que constam do temário oficial do evento, bem como materiais que possam subsidiar as discussões que se realizarão. Na expectativa de uma VI Conferência de debates proveitosos para nossa corrente, desejamos a todas e todos uma boa leitura deste volume!

Abaporu