Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Defesa de Chapa de Chico Alencar no Congresso do PSOL

Esta foi a defesa do nosso combativo deputado Chico Alencar da chapa “Piracema” para a direção partidária. Como se sabe, a Piracema é o fenômeno em que os peixes correm contra a corrente para se reproduzirem. A analogia é do próprio Chico Alencar. A chapa foi composta pelo Bloco de Esquerda, além de figuras como Luciana Genro, Marcelo Freixo, Jean Wyllys, Raul Marcelo, Carlos Gianazzi, Vladimir Safatle, Babá, Fernando Carneiro, Roberto Robaina, Pedro Fuentes, Fernando Silva (Tostão) e tantos outros militantes e dirigentes.

Nesta conjuntura complexa é fundamental que o partido seja um exemplo para amplos setores, sem se confundir nem com a direita reacionária nem com o governismo, confira a intervenção de Chico:

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Neste mês de março, preparamos uma nova edição da Revista Movimento, dedicada especialmente para a reflexão e elaboração política sobre a luta das mulheres. Selecionamos um conjunto de materiais – artigos teóricos, textos políticos, documentos e uma especial entrevista – com o intuito de aprofundar o esforço consciente demonstrado por nossa organização nos últimos anos em avançar na compreensão sobre o tipo de feminismo que defendemos, bem como sobre o papel essencial e a importância estratégica que a luta feminista tem para a construção de um projeto anticapitalista. Um desafio exigido pela atual conjuntura, marcada pela ascensão de governos de extrema-direita no mundo, na qual o movimento feminista tem se apresentado como contraponto e trincheira de resistência fundamental. Por isso, esta edição pretende, antes de mais nada, auxiliar e fortalecer nossas intervenções feministas nesse momento, a começar por duas datas muito significativas que inauguram este mês: o 8 e o 14 de março, dia em que se completará um ano do brutal assassinato de nossa companheira Marielle Franco. Esperamos que seja proveitoso e sirva como instrumento para as nossas batalhas. Boa leitura!

Solzinho