Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Defesa de Chapa de Chico Alencar no Congresso do PSOL

Esta foi a defesa do nosso combativo deputado Chico Alencar da chapa “Piracema” para a direção partidária. Como se sabe, a Piracema é o fenômeno em que os peixes correm contra a corrente para se reproduzirem. A analogia é do próprio Chico Alencar. A chapa foi composta pelo Bloco de Esquerda, além de figuras como Luciana Genro, Marcelo Freixo, Jean Wyllys, Raul Marcelo, Carlos Gianazzi, Vladimir Safatle, Babá, Fernando Carneiro, Roberto Robaina, Pedro Fuentes, Fernando Silva (Tostão) e tantos outros militantes e dirigentes.

Nesta conjuntura complexa é fundamental que o partido seja um exemplo para amplos setores, sem se confundir nem com a direita reacionária nem com o governismo, confira a intervenção de Chico:

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho