Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Declaração do PSOL: Todo o apoio ao Povo grego na sua luta contra a Troika

Depois de longos meses de negociações o governo grego decidiu deixar a mesa de negociações com a troika para que o povo grego decida se aceita ou não as condições impostas por ela. Ou seja, o povo grego está sendo chamado a manter sua altivez ou aceitar a ditadura financeira que comanda a União Europeia, sob a batuta imperialista da Angela Merkel.

Pela primeira vez na história da União Europeia um partido no governo  rejeita as medidas de austeridade. Nas palavras do discurso pronunciado por Alexis Tsipras ao povo grego em 27 de Junho:  “Depois de cinco meses de duras negociações, nossos parceiros, infelizmente, emitiram no Eurogrupo anteontem, um ultimato à democracia grega e ao povo grego. Eles pediram ao governo grego que aceitasse uma proposta que acumula uma nova carga insustentável em cima do povo grego e prejudica a recuperação da economia e sociedade gregas, uma proposta que não só perpetua o estado de incerteza mas acentua ainda mais as desigualdades sociais”.

Poucas horas depois uma declaração taxativa da direção de Syriza fazia o apelo ao povo grego a votar NÃO no próximo referendum do dia 5 de Julho.

A chantagem da Troika contra a Grécia era esperada. De nenhuma maneira podia fazer as concessões que pedia o governo grego. Não pode do ponto de vista econômico, mas tampouco político. Significaria abrir a porta para que novos Syrizas sigam aparecendo na Europa, como já sucedeu em Espanha com Podemos. Significaria também estimular que mais europeus tenham disposição para rejeitar a política de austeridade implementada em toda zona do Euro, tornando mais forte as reações que já foram sentidas na Irlanda, Portugal e em outros países.  Não temos nenhuma dúvida que agora as mobilizações de apoio se espalharão por toda Europa como já começou a acontecer.

O PSOL tem sido desde o primeiro momento solidário com Syriza e o povo grego. Nos momentos que o governo Dilma Levy se curva ante os banqueiros americanos e o governo imperialista dos EUA, e o conservadorismo parlamentar avança, Grécia é nosso exemplo.

Agora sua solidariedade será mais forte que nunca. Chamamos a todos nossos militantes a organizarem manifestações de apoio ante a embaixada e consulados gregos. A nossos representantes parlamentares e vereadores a fazer pronunciamentos a favor de Syriza e do governo grego.

Toda solidariedade militante ao povo grego e ao seu altivo governo!

PSOL, Partido Socialismo e Liberdade

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho