No dia 18 de outubro aconteceu o V Congresso Estadual do PSOL São Paulo. Marcado por intensos debates sobre os rumos e a necessidade de fortalecimento do PSOL como alternativa à esquerda no Estado, consolidou uma forte unidade entre os setores que compõem o Bloco de Esquerda para impulsionar uma política radicalmente democrática e combativa para o PSOL.
Com saudação inicial de Guilherme Boulos, do MTST, uma das principais resoluções do Congresso foi a participação ativa do PSOL na Frente Povo sem Medo, em conjunto com este e com os demais movimentos e partidos que estão construindo a frente como uma iniciativa política de unidade dos setores em luta no país contra a crise, os ataques aos trabalhadores e aos direitos sociais.
A militância do MES, que assinou tese conjunta com o Mandato do Deputado Estadual Carlos Giannazi, compareceu em peso, juntamente com os 49 delegados estaduais eleitos representando as mais diversas lutas impulsionadas pela corrente no estado: estudantes secundaristas, universitários e de cursinhos populares, militantes do movimento sindical e popular e lideranças do interior do Estado e da Grande São Paulo de dezenas de cidades contribuíram ativamente com o debate sobre os rumos do PSOL.
Os resultados consolidam o Movimento Esquerda Socialista como a segunda maior força do partido em São Paulo, elegendo 9 delegados ao Congresso Nacional do PSOL que acontecerá em dezembro e conquistando a segunda cadeira na Executiva Nacional do Partido. Seguiremos crescendo e lutando em unidade com todos aqueles que defendem um partido amplo, democrático e conectado com as lutas.
Resultados:
- Unidade Socialista: 208 votos/ 35 delegados nacionais
- Rosa Zumbi: 11 votos/ 2 delegados nacionais
- Bloco de Esquerda: 141 votos/ 24 delegados nacionais
- MES: 49 votos/ 9 delegados nacionais