Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Comunicado de Syriza ante o ultimato da UE, do FMI e dos credores

Comunicado da Executiva de Syriza

A partir do dia 25 de janeiro, o governo iniciou uma batalha sem precedentes para a defesa dos interesses do país e de seus cidadãos. Frente às pressões e à chantagem, o governo tratou de por em prática o mandato popular para terminar com a austeridade. Os credores, no entanto, impõem ultimatos que não têm nada que ver com o mandato do povo grego nem com uma Europa da democracia e da solidariedade.

Esta batalha dada pelo governo e pelo povo grego não pode se perder, muito ao contrário, esta vitória é imprescindível. Este próximo referendo será sobre a promoção da democracia na Grécia e na Europa. As pessoas devem tomar partido contra as demandas exorbitantes dos credores.

Instamos aos trabalhadores, jovens, pensionistas, agricultores e à classe média a rechaçar os ultimatos dos credores. Fazemos um chamado à população grega a dizer um NÃO rotundo ao autoritarismo da austeridade. NÃO à destruição do país e de sua gente. Esta luta não é só por nós, é uma luta pela dignidade e a democracia em toda Europa. Grécia lança uma mensagem pela unidade, pela soberania popular e pela democracia.

A secretaria política de SYRIZA/ órgão de imprensa

 

Tradução: Charles Rosa

Fonte: Fundação Lauro Campos

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho