Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Comunicado de Syriza ante o ultimato da UE, do FMI e dos credores

Comunicado da Executiva de Syriza

A partir do dia 25 de janeiro, o governo iniciou uma batalha sem precedentes para a defesa dos interesses do país e de seus cidadãos. Frente às pressões e à chantagem, o governo tratou de por em prática o mandato popular para terminar com a austeridade. Os credores, no entanto, impõem ultimatos que não têm nada que ver com o mandato do povo grego nem com uma Europa da democracia e da solidariedade.

Esta batalha dada pelo governo e pelo povo grego não pode se perder, muito ao contrário, esta vitória é imprescindível. Este próximo referendo será sobre a promoção da democracia na Grécia e na Europa. As pessoas devem tomar partido contra as demandas exorbitantes dos credores.

Instamos aos trabalhadores, jovens, pensionistas, agricultores e à classe média a rechaçar os ultimatos dos credores. Fazemos um chamado à população grega a dizer um NÃO rotundo ao autoritarismo da austeridade. NÃO à destruição do país e de sua gente. Esta luta não é só por nós, é uma luta pela dignidade e a democracia em toda Europa. Grécia lança uma mensagem pela unidade, pela soberania popular e pela democracia.

A secretaria política de SYRIZA/ órgão de imprensa

 

Tradução: Charles Rosa

Fonte: Fundação Lauro Campos

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Apresentamos uma revista especial sobre os 50 anos do Maio de 1968 com o orgulho de herdar uma tradição. Assim como a Comuna de 1871, a Revolução Russa de 1917 e as lutas contra as ditaduras na América Latina, consideramo-nos parte deste excepcional movimento mundial de luta política, protagonizado por jovens e
trabalhadores de várias partes do mundo, como nas famosas barricadas de Paris. Consideramos suas lições e sua potência como atuais. Boa parte dos leitores da Revista Movimento participaram ativamente das Jornadas de Junho de 2013 em nosso país. Aos cinco anos deste acontecimento, queremos contribuir para o encontro e a síntese de tão distantes e ao mesmo tempo tão próximas gerações.

Solzinho