Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Arranca a campanha salarial dos metroviários de SP

Felipe Bisulli, Metroviário e militante do MES de SP

Terminada a primeira rodada da negociação da campanha salarial do metrô apenas uma certeza: a intransigência da empresa em relação às pautas dos metroviários. Desde o inicio com seguranças contratados para intimidar e barrar a entrada dos trabalhadores, passando pela restrição no numero de cadeiras na negociação(somente 25 enquanto temos 40 trabalhadores eleitos para comissão + 10 diretores liberados do sindicato) e o local de difícil acesso que nada tem a ver com as partes envolvidas.

Foi imposta uma primeira derrota, obrigando a retirar a segurança para que pudesse iniciar as negociações. Dentro da sala de reunião nenhuma novidade, a empresa negou todas propostas do sindicato, incluindo aumento real, deixando para depois o índice de reajuste, e ainda busca mudar termos como o a data da primeira parcela do 13º salário (de janeiro para junho), afirmando que no inicio do ano é o período mais complicado financeiramente para o metrô, mas se esquecendo que é justamente o momento mais difícil para os trabalhadores, com inúmeros impostos e gastos importantes.

Cada vez fica mais evidente a face-anti democrática da diretoria do Metrô a mando de Alckmin e PSDB. Somente com muita participação da categoria poderemos emparedar a empresa e arrancar nossas conquistas em 2015!

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho