Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

ANGOLA: Luaty Beirão termina greve de fome e promete continuar a luta

O ativista angolano decidiu terminar a greve de fome ao fim de 36 dias e numa carta dirigida aos companheiros de prisão diz esperar que “os responsáveis do nosso País também parem a sua greve humanitária e de justiça”.


Fonte: Esquerda.net

“De todos os modos, a máscara já caiu. A vitória já aconteceu”, afirma Luaty na sua carta divulgada esta terça-feira, destacando o movimento de solidariedade dentro e fora das fronteiras de Angola, “muito acima das nossas expetativas”.

“Não vou desistir de lutar, nem abandonar os meus companheiros e todas as pessoas que manifestaram tanto amor e me encheram o coração”, promete o rapper que será julgado a 16 de novembro com os seus companheiros presos preventivamente desde junho, por participarem numa reunião.

“Em Angola, somos todos necessários. Somos todos revolucionários. Foi assim que o nosso país nasceu, mas, desta vez, lutamos por uma verdadeira transformação social, em paz”, conclui Luaty Beirão, que estava internado desde 15 de outubro e com o estado de saúde a agravar-se devido à greve de fome agora interrompida.

Luaty Beirão será julgado dia 16 com os companheiros detidos desde junho, acusados de prepararem um golpe de estado.

O jornalista Rafael Marques, em visita à sede do Bloco de Esquerda em Portugal, distribuiu o texto da acusação pela qual serão julgados os 17 jovens que participaram num seminário de discussão sobre um livro de Domingos Cruz. Segundo a acusação, os jovens decidiram “lutar contra o dito ditador, destituir e substituir, por pessoas da conveniência do grupo, os titulares dos órgãos de soberania do Estado Angolano e lavrar uma nova Constituição”.

Para isso, acrescenta a acusação, pretendiam organizar “atos de arruaças acobertados por protestos e manifestações populares” nas ruas das cidades e junto aos órgãos de soberania, bem como “atos de desobediência civil e greves injustificadas”. A maior parte da acusação é uma lista dos vários cargos de órgãos de soberania que supostamente seriam preenchidos com nomes de opositores ao regime. Nessa lista que será apresentada como prova no julgamento, o cargo de Procurador Geral da República caberia ao rapper Luaty Beirão…

“Ao celebrarmos 40 anos de independência chegamos a este ponto em que estamos a lutar pelo direito de ler livros e discutir ideias pacíficas”, afirmou Rafael Marques aos jornalistas, exigindo a libertação imediata dos detidos.

“O julgamento será uma farsa, será um julgamento político e a decisão final cabe ao Presidente da República”, resumiu o jornalista, sublinhando que a legitimidade interna de Eduardo dos Santos “depende muito da sua imagem externa, que hoje está completamente desgastada com este caso”.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

Publicamos a décima edição de nossa Revista Movimento. Dessa vez, celebramos os 80 anos de fundação da IV Internacional, comemorados em setembro de 2018, com uma seção especial. Há, também, artigos na seção internacional e de teoria. Fechamos esta edição quando a eleição brasileira se encerrava. Como não poderia deixar de ser, nesta décima edição de Movimento, apresentamos nossas primeiras análises sobre os resultados eleitorais. Sabemos que a vitória de Jair Bolsonaro trará graves ataques à classe trabalhadora e ao povo brasileiro. Estaremos com nosso povo, lutando em defesa das liberdades democráticas e de nossos direitos. Mais uma vez, esperamos que a revista seja uma ferramenta útil de construção e formação para nossos camaradas. Boa leitura!

Solzinho