Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Alemanha deve 278 bilhões de euros em reparações de guerra à Grécia

Governo grego calcula que Alemanha deve 278,8 bilhões de euros em reparações de guerra à Grécia. Ministro recorda que Conferência de Paz de Paris calculou a dívida em 341,2 bilhões de dólares.

O ministro das Finanças Adjunto Dimitris Mardas apresentou esta segunda-feira ao Parlamento helênico dados detalhados sobre as reivindicações gregas de pagamento de reparações da II Guerra Mundial pela ocupação nazi.

Segundo Mardas, a dívida total da Alemanha à Grécia é de 278,8 bilhões de euros, dos quais 10 bilhões correspondem ao empréstimo que o Banco da Grécia foi forçado a fazer ao regime nazi, enquanto o restante corresponde a reparações por danos causados a infraestruturas ou cidadãos.

O ministro recordou que a Conferência de Paz de Paris, em 1946, calculou a dívida da Alemanha para com a Grécia em 341,2 bilhões de dólares.

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A edição n.6 da Revista Movimento celebra o centenário da Revolução de Outubro com artigo de Kevin Murphy sobre as origens do stalinismo. Luciana Genro discute a continuidade da Operação Lava Jato. Alvaro Bianchi introduz a nossos leitores conceitos de Antonio Gramsci. A revista também apresenta tradução de palestra de Angela Davis. Na seção internacional, publicamos artigo de Perry Anderson sobre a resiliência do centro neoliberal europeu. Edgardo Lander trata da situação venezuelana, Pedro Fuentes e Charles Rosa abordam a questão catalã. Um instigante artigo de Maycon Bezerra sobre Florestan Fernandes, a tese do MES para o Congresso do PSOL e nossa plataforma sindical completam a edição.

Abaporu