Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

Ada Colau
Por Ada Colau, prefeita de Barcelona.

imigrantes 4Anteontem, 50 pessoas morreram asfixiadas no porão de um navio. Ontem, mais de 70 mortos no interior de um caminhão. Hoje, despertamos com dois naufrágios: podem ser mais de cem mortos. Temos um mar que se enche de mortos. Fronteiras que se enchem de cercas, espinhos, lâminas… e de mortos.

Homens, mulheres, meninos e meninas, mortos.
E uma parte da Europa chora, grita, quer que se salvem, que não morram, mas… mas que não venham, que se vão, que desapareçam, que não existam e que não tenhamos que vê-los na televisão, e menos ainda nas nossas ruas, com seus cobertores, no metrô, nas escadas das nossas casas.
Alguns de forma irresponsável promovem o medo “aos outros”, “aos ilegais”, “aqueles que vem vender sem alvará”, “a gastar nossa saúde”, “a ficar com nossos auxílios”, “a ocupar nossas escolas”, “a pedir”, “a mendigar”, “a delinquir” … Mas esse medo é somente isso: medo. Nosso medo a viver um pouco pior contra o seu medo de não sobreviver. Nosso medo a ter que compartilhar uma pequena parte do bem-estar social contra o seu medo à fome e à morte, tão profundo que lhes dá a coragem de arriscar tudo, para vir sem outra bagagem que o próprio medo.
imigrantes 2Medo contra medo. E o seu é mais forte. Assim Europa, europeus: abramos os olhos. Não vai haver suficientes muros, nem cercas, que parem isso. Nem gases lacrimogêneos e balas de borracha. Ou abordamos um drama humano desde a capacidade de amar que nos faz humanos, ou acabaremos todos desumanizados. E haverá mais mortos, muitos mais. Esta não é uma batalha para nos protegermos dos “outros”. Agora mesmo isto é uma guerra contra a vida.
Que os governos deixem de ameaçar com o “Efeito de Atração”*. O que a Europa precisa, urgentemente, é uma “Chamada ao afeto”, uma chamada à empatia. Poderiam ser nossos filhos, irmãos ou mães. Poderíamos ser nós, como também foram exilados muitos de nossos avós.
Embora se trate de um tema de competência estatal e europeu, a partir de Barcelona faremos tudo o que possamos para participar de uma rede de cidades-refúgio. Queremos cidades comprometidas com os direitos humanos e com a vida, cidades das que nos sentimos orgulhosos.

*”Efecto Llamada” ou “Efeito de Atração” é uma expressão criada pelos políticos do Partido Popular, de direita e que governa a Espanha, dizendo que medidas de regularização de imigrantes ilegais geraria uma efeito de atração de mais imigrantes.

Original em https://www.facebook.com/ada.ballano/posts/882375408509792
Tradução: Rodolfo Mohr

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho