Movimento Esquerda Socialista (MES/PSOL) MES MES: Movimento Esquerda Socialista

À esquerda: uma saída para a crise

Ruy Braga | Roberto Robaina | Tarcísio Motta

Mediação: Nathalie Drummod

Vivemos tempos agitados no país. Desde as jornadas de junho de 2013, abriu-se uma nova etapa no Brasil marcada por uma aguda crise (econômica, política, social, ambiental). A direita conservadora busca capitalizar junto à indignação da maioria do povo. O governo aplica suas medidas de ajuste, para salvaguardar os interesses de investidores, banqueiros e dos ricaços deste país. Dessa forma, penaliza o povo com cortes nas áreas sociais, tarifaços na maioria dos serviços, ataque a direitos conquistados.

Torna-se cada vez mais urgente, a construção de um campo que defenda os interesses da maioria do povo, dos trabalhadores e da juventude. Como fortalecer uma terceira via?

Para buscar respostas a esta pergunta e ensaiar alternativas, a Fundação Lauro Campos realizou, no dia 13/04, no IFCS/UFRJ o debate:

À ESQUERDA: UMA SAÍDA PARA A CRISE

Na ocasião, ocorreu o LANÇAMENTO DO LIVRO A PULSÃO PLEBEIA, DE RUY BRAGA
(http://www.alamedaeditorial.com.br/a-…)

Movimento - Crítica, teoria e ação

Apresentação

A décima terceira edição da Revista Movimento dedica-se ao debate sobre os desafios da esquerda socialista no Brasil diante da crise nacional que se desenrola há anos e do governo Bolsonaro. Para tanto, foram convidados dirigentes do PSOL, do MES e de outras organizações revolucionárias que atuam no partido. O dossiê sobre a estratégia da esquerda e o PSOL reflete os desafios da organização de um polo socialista no interior do partido. Há também, na seção nacional, reflexões sobre a crise econômica brasileira, as revelações de The Intercept e as lutas da juventude e da negritude. As efemérides do centenário da escola Bauhaus e do cinquentenário do levante de Stonewall também aparecem no volume, além da tese das mulheres do MES para o Encontro de Mulheres do PSOL.

Solzinho